AmbScience

investigação detalhada

Investigação detalhada (estudo de caso)

Uma das etapas mais importantes do Gerenciamento de Áreas Contaminadas, a Investigação detalhada é fundamental para que determinado terreno seja recuperado. Esta fase é uma das iniciais do processo e visa avaliar a extensão nos meios contaminados, quantidade de contaminantes e quais receptores (seres humanos ou ecossistemas) afetados. Assim, é possível rastrear as fontes de contaminação e alcance das áreas afetadas. Veja aqui como a AmbScience atuou para fazer uma Investigação detalhada robusta e todas as tecnologias que foram utilizadas por nossa equipe neste case de sucesso!

Durante os meses de outubro de 2022 e abril de 2023, a AmbScience conduziu os serviços de Investigação Detalhada a partir do uso de uma técnica de alta resolução (MIPHPT) com o objetivo de fazer a delimitação da contaminação, a caracterização hidrogeológica e a quantificação de massa a fim de propor solução para o cliente que buscava a comercialização de uma área para uso misto (residencial e industrial).

Primeiramente, vale dizer que o projeto de investigação detalhada era bem desafiador em razão do contexto histórico e das características que o local apresentava no momento, da extensão territorial da área e, principalmente, dos receptores atuais e futuros. Todo o trabalho foi acompanhado de perto pela nossa diretoria técnica na figura de Cristina Maluf, que possui ampla expertise em projetos de investigação no cenário de Gerenciamento de Áreas Contaminadas e já atuou em projetos por todo o Brasil. Confira aqui o passo a passo dos serviços prestados pela AmbScience e os resultados alcançados!

Sondagens de reconhecimento

Este foi o pontapé inicial do trabalho da AmbScience. Com a finalidade de compreender o cenário hidrogeológico local, foram realizadas cinco sondagens iniciais para compreensão do meio. Em todas elas foram coletadas amostras deformadas e indeformadas que permitiram identificar a alternância entre camadas arenosas e argilosas, configurando a criação de zonas onde a circulação de água (e contaminantes) é facilitada.

Avaliação em alta resolução MIP/HPT

Ao mesmo tempo eram feitas as sondagens de reconhecimento, a nossa equipe realizou 52 sondagens com aquisição e imagens em alta resolução pela metodologia MIP/HPT, dos nossos parceiros da In Situ Remediation. A técnica conta com resposta de sensores para detecção de ampla gama de contaminantes orgânicos a cada dois centímetros!

Todos os resultados foram obtidos com a metodologia de Screening, com a composição de pontos em malha, e identificação de impactos de locais extensos em menor tempo hábil.

Coleta de amostras de solo

A partir da delimitação dos impactos pela técnica de resposta em tempo real, aplicando densidade de pontos em alta resolução, foram coletadas amostras de solo que levaram em consideração os resultados das sondagens com MIP/HPT. Ao todo, foram realizados mais de 1.000 m de sondagens e coletadas mais de 600 amostras de solo, com análise de 51.100 resultados, visando a quantificação de massa e extensão da contaminação em perfil vertical e horizontal.

Caracterização de massa em 3D

Com os resultados das análises químicas separados por ponto de perfuração e profundidade de coleta, foi possível realizar avaliação por meio de modelos 3D utilizando o Software Voxler®. Ressalta-se que o uso de recursos como modelagem 3D permite a melhor compreensão dos cenários ambientais pelos interessados, além de atuar no apoio de um plano de intervenção focado para reduzir ou eliminar a massa de contaminação no local.

Instalação de Poços de Monitoramento Multiníveis

Após entendimento da configuração da massa em fase retida (adsorvida em solo), os trabalhos visaram quantificar também a massa em fase dissolvida (concentrações disseminadas na água subterrânea). Para isso, foram instalados 52 novos poços nas zonas prioritárias de transporte de contaminantes que contaram com ensaios hidráulicos e análises químicas. 

Aliados aos 60 poços já instalados no local, os resultados permitiram a identificação das zonas de maior transporte de contaminantes e quantificação do fluxo de massa, o que permitirá uma intervenção mais precisa e com menor custo!

Resultados alcançados

Os serviços executados no local permitiram a quantificação de massa em fase retida (adsorvida em solo) e de fase dissolvida (dispersa na água subterrânea). Dessa forma, tivemos uma melhor compreensão do cenário local e conseguimos dar uma maior base de estudos para tomadas de decisão relativas a futuras medidas de intervenção focadas na reutilização da área sem riscos aos futuros receptores.

Agora, as ações poderão ser tomadas visando menor custo e maior eficiência para que de fato esta área, com quase 20 anos sem uso, seja novamente oferecida para serviços voltados à sociedade de modo sustentável.

Quer saber mais sobre todos os serviços que a AmbScience oferece e descobrir qual é o ideal para tornar o seu negócio mais sustentável? Clique na aba Contato em nosso menu principal e fale conosco!

Somos uma empresa de meio ambiente, sediada em São Paulo, com atuação nos setores industriais, comerciais e de serviços, realizando o gerenciamento ambiental na sua totalidade, visando o melhor custo-benefício, e priorizando ações sustentáveis. Atuamos no gerenciamento de áreas contaminadas, atendendo todas as fases do processo (investigação ambiental, plano de intervenção, monitoramento, remediação e recuperação da área), além de licenciamento, treinamentos e second opinion e Inventário de Gases de Efeito Estufa.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+