A sobrevivência humana está atrelada ao uso de recursos naturais e matérias-primas que se transformam em produtos que são utilizados no cotidiano pela população. Mas se nos primórdios o homem já conviveu em harmonia com a natureza, há alguns séculos atrás este cenário mudou. Vieram a Revolução Industrial e a invenção de máquinas que afetam o meio ambiente, o que causou uma série de efeitos adversos para a natureza e o próprio homem. Saiba o que é o impacto ambiental e como reduzi-lo neste post da AmbScience.
De acordo com uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), “considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas, a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambiente.”
Há variados tipos de ações do homem e das empresas que causam graves impactos ambientais. Muitos processos de produção de mercadorias utilizadas por grande parte da sociedade são ecologicamente incorretos. Além disso, a própria população também causa malefícios ao meio ambiente por meio do uso de combustíveis fósseis, descarte errado do lixo, queimadas, entre outros. Confira alguns exemplos de atividades que provocam danos ao meio ambiente:
– Construção de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos;
– Descarte incorreto de resíduos;
– Produção de produtos derivados de petróleo;
– Obras para construção de barragens hidrelétricas e transposição de bacias;
– Extração de minério;
– Agropecuária;
– Processo produtivo de indústrias de diversos segmentos como têxtil, petrolífera e química;
– Entre outras.
Todas estas atividades enumeradas acima têm consequências graves para o meio ambiente. Elas são capazes de impactar negativamente a biodiversidade, provocar a erosão, o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio e outros graves prejuízos. Dentro deste contexto, destacam-se as mudanças climáticas, que já acarretam danos para populações ao redor do mundo. Seca, inundações, ondas de calor, elevação do nível do mar e aumento da temperatura são alguns exemplos.
A reversão deste panorama e a amenização dos efeitos das mudanças climáticas dependem de um esforço coletivo que deve unir governo, sociedade e empresas para reduzir o impacto ambiental. São necessárias desde medidas mais simples, do dia a dia, até ações mais complexas:
– Elaboração de uma legislação que protege o meio ambiente e fiscalização por parte do governo;
– Reflorestamento de áreas devastadas;
– Despoluição de corpos hídricos;
– Desenvolvimento e implementação de ações educativas para conscientizar crianças e jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente;
– Uma gestão eficiente de resíduos sólidos;
– Reciclagem;
– Uso racional de água e da energia;
– Utilização de produtos biodegradáveis e ecológicos;
– Entre outras.
Que tal começar esta mudança hoje mesmo? A AmbScience auxilia empresas a se tornarem mais sustentáveis! Somos uma organização de Consultoria Ambiental, Engenharia Ambiental e Serviços, focada principalmente na resolução de problemas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas que engloba a parte de Investigação Ambiental e Remediação, comprometida com o fornecimento de soluções efetivas e legais às questões ambientais de seus clientes.