AmbScience

Hidrogeologia

Hidrogeologia: conheça alguns conceitos básicos desta área

O estudo da Hidrogeologia é fundamental para a preservação das águas subterrâneas. Infelizmente, ainda é comum o descarte incorreto de resíduos por parte das empresas e da própria população no meio ambiente. Por isso, muitos dos aquíferos brasileiros se encontram ameaçados por ações antrópicas. Conheça alguns conceitos básicos da Hidrogeologia neste post da AmbScience.

O que é e o que examina a Hidrogeologia?

A Hidrogeologia é um ramo das Geociências que estuda a água subterrânea e sua relação com o ambiente geológico. Esta área foca na investigação da movimentação das águas subterrâneas, seu volume, distribuição e qualidade. Estas águas preenchem os poros de sedimentos e fraturas de rochas, constituindo deste modo os aquíferos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil, os aquíferos concentram 97% das águas doces e líquidas do planeta. Eles são o maior reservatório de água potável do planeta!

A água subterrânea é o recurso natural mais extraído do nosso subsolo. Confira alguns dados importantes do estudo feito pelo instituto:

  • O total de água bombeada, pelos mais de 2,5 milhões de poços tubulares, supera os 17.580 m3/ano (557 m3/s), ou seja, volume suficiente para abastecer a cada ano a população atual brasileira ou 10 regiões metropolitanas do porte de São Paulo, o equivalente a 217 milhões de pessoas;
  • Diversas atividades econômicas utilizam as águas subterrâneas para suprir suas necessidades. O seu uso é distribuído entre atendimento doméstico (30%), agropecuário (24%), abastecimento público urbano (18%);
  • Os estados mais dependentes deste recurso na área urbana são: São Paulo, Piauí, Ceará, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná;
  • Já para o uso rural, o principal estado usuário de águas subterrâneas é Minas Gerais, seguido de São Paulo, Bahia, Tocantins e Rio Grande do Sul.

 

Hidrogeologia: conheça os diferentes tipos de aquíferos

Os aquíferos são essenciais para o ciclo hidrológico e são classificados de acordo com a permeabilidade das rochas que o constituem. Eles são importantes para fazer a manutenção da umidade do solo e do fluxo de rios e lagos. Os aquíferos são formados por água da chuva infiltrada no interior do subsolo. Mas sua infiltração depende de fatores como a porosidade do solo, a presença de cobertura vegetal, a inclinação do terreno e os tipos de chuva.

O aquífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por solos e rochas permeáveis, que armazenam água em seus poros ou fraturas (ABAS,2014). Eles podem ter as seguintes classificações:

  • Aquífero livre ou freático– é aquele constituído por uma formação geológica permeável e superficial, totalmente aflorante em toda a sua extensão, e limitado na base por uma camada impermeável. Os aquíferos livres têm a chamada recarga direta. Em aquíferos livres o nível da água varia segundo a quantidade de chuva. São os aquíferos mais comuns e mais explorados pela população;
  • Aquífero confinado ou artesiano – é aquele constituído por uma formação geológica permeável, confinada entre duas camadas impermeáveis ou semipermeáveis. O seu reabastecimento ou recarga, através das chuvas, dá-se preferencialmente nos locais onde a formação aflora à superfície. Neles, o nível da água encontra-se sob pressão, podendo causar artesianismo nos poços que captam suas águas. Os aquíferos confinados têm a chamada recarga indireta.

Como as águas subterrâneas não são vistas facilmente, em comparação às águas superficiais, elas podem ter a sua gestão negligenciada. Cabe ressaltar que a existência de políticas públicas em prol das águas subterrâneas é imprescindível para a manutenção do ciclo hidrológico e para o abastecimento de cidades. Do mesmo modo que a água das chuvas penetra nos aquíferos através das fissuras das rochas, os contaminantes lançados no solo também se infiltram. Por isso, é necessário evitar o descarte incorreto de lixo e contaminantes no meio ambiente.

Quer que a sua empresa adote a postura correta em relação à preservação dos recursos naturais? A AmbScience é especialista no Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Temos expertise em todas as áreas do processo e uma equipe qualificada para lidar com diversos tipos de contaminantes.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+