No próximo domingo, dia 05 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. E nesta importante ocasião, a Ambscience traz uma reflexão sobre a nossa conduta e expõe alternativas de preservação. Confira.
A data foi promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. A conferência, abreviadamente conhecida como Conferência de Estocolmo, foi um grande marco pois representou a primeira iniciativa mais relevante com a finalidade de atrair a atenção de toda a sociedade para a necessidade urgente de preservação do meio ambiente.
Naquela ocasião, muitos dos recursos naturais hoje escassos eram ainda considerados inesgotáveis pela grande maioria da população. E foi neste evento que ações foram iniciadas para conscientizar essas pessoas de que, já naquela época, enfrentávamos sérios problemas ambientais que viriam a se agravar (como aconteceu) se medidas radicais não fossem adotadas.
Embora a Conferência de Estocolmo tenha sido de grande relevância para o Dia do Meio Ambiente e motivado diversas iniciativas, décadas depois o país continua a enfrentar desafios ambientais. A única forma de transformar essa realidade é com o comprometimento de todos, tanto de governantes quanto da sociedade civil.
Entre os maiores problemas ambientais que exigem a nossa atenção, podemos destacar:
Além de iniciativas dos setores público e privado, é imprescindível que as pessoas adotem novos hábitos de consumo para reverter esse cenário. A seguir, veja como simples mudanças no dia a dia podem impactar positivamente nosso meio ambiente:
A preservação do planeta está nas mãos de todos nós. Que a partir deste 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, possamos ter hábitos de consumo melhores e fomentar ações coletivas transformadoras. Gostou desse conteúdo? Então, continue acompanhando todas as notícias ambientais no site da Ambscience.