Tendo como finalidade identificar impactos ambientais causados e propor medidas para saná-los, o Plano de Controle Ambiental é uma importante ferramenta utilizada por empreendimentos sustentáveis, comprometidos com as consequências de suas atividades ao meio ambiente.
Entenda neste conteúdo da Ambscience o que é necessário para criar um Plano de Controle Ambiental. Confira!
Desenvolver um PCA é uma iniciativa importante para organizações que, conscientes de que suas atividades podem impactá-lo significativamente, querem garantir a preservação do meio ambiente. A seguir, vamos conhecer o passo a passo para implementação de um Plano de Controle Ambiental.
Ao ser contratada para implementar um PCA, uma consultoria ambiental deve estudar as atividades executadas pela empresa para mapear os possíveis riscos ambientais. Esse estudo do projeto pode ser realizado tanto em novos empreendimentos quanto em empresas já estabelecidas, que desejem adequar suas práticas sustentáveis.
Nesta etapa, é realizado um levantamento minucioso das áreas no entorno do projeto. Isso porque podem ser afetados elementos fundamentais como: ecossistemas, fauna, flora, recursos naturais e hídricos, entre outros.
Conhecer as normas e legislações ambientais é imprescindível para assegurar que o projeto atenda a essas exigências. E só uma consultoria ambiental, com profissionais capacitados terá o conhecimento necessário acerca de leis federais, estaduais e municipais, além de conhecerem as normas que fiscalizam os projetos de cada segmento.
Nesta etapa são avaliados quais os possíveis impactos do projeto/empreendimento no meio ambiente, que podem ser temporários ou permanentes e diretos ou indiretos.
Após realização da análise, são definidas estratégias com o objetivo de eliminar, reduzir ou mesmo compensar os impactos ambientais causados. Entre essas iniciativas, podem ser implementadas algumas soluções como: controle de ruído, preservação ou criação de áreas verdes, por exemplo.
Nessa fase, é estabelecido um cronograma para a implementação das medidas de controle ambiental, com a descrição das responsabilidades de cada parceiro/colaborador.
Para certificar-se de que as medidas de controle ambiental estão sendo executadas ao longo do tempo, é necessário implementar um programa de acompanhamento. Assim é possível identificar com mais agilidade possíveis problemas e mais rapidamente solucioná-los.
Um PCA nunca é um projeto concluído. Ele exige, de tempos em tempos, revisões regulares e atualizações, que devem ser sempre documentadas.
Para que seja segura e eficiente, todas as etapas de um Plano de Controle Ambiental devem ser executadas por profissionais capacitados. A Ambscience conta com uma equipe experiente de especialistas na área ambiental e pode te ajudar! Entre em contato conosco e saiba mais.