Foi publicada na semana passada a Relação de Áreas Contaminadas atualizada pela CETESB, referente a Dezembro/2015 (acesso ao link aqui). De acordo com os dados, os Postos de Combustíveis permanecem respondendo pelo maior número de registros, fato que se deve principalmente ao início dos estudos de passivos ambientais ter ocorrido com esta atividade, em 2001. Como tendência, observa-se o aumento de áreas industriais na relação, passando de 862 em 2014 para 917 em 2015. Os dados compilados pela CETESB trazem também um dado positivo: aumento de 563 para 680 áreas reabilitadas para uso declarado no Estado de São Paulo.
De forma geral, os dados apresentados mostram que tem havido evolução no Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo e a manutenção de patamares superiores a 50% de áreas em processos de remediação e monitoramento para encerramento, todavia, estes números também indicam morosidade nos processos de remediação ambiental atualmente conduzidos.
A AmbScience busca ser parte positiva no processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, com proposição de investigações efetivas e remediações que atendam requisitos legais e objetivos de utilização das áreas nas quais trabalha, com foco na tríade custo – prazo – meta, prezando sempre ações tecnicamente adequadas e realizadas de forma objetiva e alinhadas às tecnologias recentes do mercado, as quais têm proporcionado otimização de custos e alcance de metas de forma eficaz e com pleno e transparente atendimento às legislações vigentes.