A busca por um desenvolvimento sustentável só é possível com a colaboração das empresas. Por isso, alguns negócios que praticam atividades com potencial poluidor e que podem prejudicar a natureza devem obter o licenciamento ambiental. E quem é capaz de fazer esta avaliação e conceder o documento necessário para permitir a atuação das organizações em determinado local é o poder público. No caso do estado de São Paulo, o órgão responsável é a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), mas já há municípios responsáveis pela concessão de licenciamento em algumas cidades. Leia este artigo da AmbScience e saiba como funciona a o processo para obtenção do licenciamento ambiental na Cetesb (Cetesb licenciamento)
O licenciamento ambiental é o procedimento no qual o poder público, representado por órgãos ambientais, autoriza a acompanha a implantação e a operação de atividades, que utilizam recursos naturais ou que sejam consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras. A licença ambiental é uma ferramenta fundamental, pois permite ao empresário tomar conhecimento das possíveis fontes de poluição e de riscos existentes na sua atividade e de que forma estas podem ser controladas.
O licenciamento ambiental visa conciliar progresso econômico e o uso racional dos recursos naturais. Além disso, ele é uma das diretrizes que consta na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente vigente no Brasil.
São exemplos de atividades que necessitam de licenciamento ambiental: atividades ligadas à agricultura, indústrias, mineração, transportes, empreendimentos turísticos, construção civil, entre outros.
A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) é uma agência do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades que possam causar danos ao meio ambiente. O licenciamento ambiental, documento primordial para a atuação de empresas de determinados setores em São Paulo, é concedido por esta agência. O licenciamento das atividades industriais, por exemplo, é obrigatório desde 1976 em SP.
Na CESTESB, o licenciamento ambiental é concedido em fases. A depender da atividade da empresa, o empreendedor obtém primeiro a Licença Prévia, em separado da Licença de Instalação. Para a maioria das atividades, as Licenças Prévia e de Instalação são concedidas em conjunto, e posteriormente é obtida a Licença de Operação.
As empresas em todo o estado de SP que necessitam de licenciamento e operam sem a permissão da Cetesb (Cetesb licenciamento) estão sujeitas a sanções previstas em lei como advertências, multas, paralisação temporária ou definitiva da atividade e até detenção.
O processo para obtenção do licenciamento ambiental na Cetesb (Cetesb licenciamento) começa com uma solicitação no site do órgão quando a empresa se enquadra no SILIS – Sistema de Licenciamento Simplificado ou no PLA – Portal Ambiental, no restante dos casos. Todas as solicitações, entrega de documentos e acompanhamento dos processos são 100% digitais.
Está em busca de uma ajuda especializada para auxiliar a sua empresa em todo o processo de licenciamento na CETESB? A AmbScience oferece a solução ideal! Nós temos uma equipe multidisciplinar e com expertise na adequação de organizações à legislação ambiental vigente. Fale conosco!