Estudiosos indicam que o planeta pode chegar logo a um ‘ponto de inflexão’. Nova previsão requer compromisso de governos e empresas em prol do crescimento sustentável. Saiba como a AmbScience pode ajudar sua organização
Cientistas de diversas instituições ao redor do mundo fizeram um alerta: o planeta Terra pode entrar em uma espécie de estado de “efeito estufa” permanente. Por isso, efetivas mudanças nos processos produtivos de empresas e indústrias dos mais variados segmentos são essenciais para tentar reverter este quadro. Destaque no setor de Engenharia Ambiental com a proposição de soluções inovadoras e com o melhor custo-benefício, a AmbScience auxilia organizações a alcançar um desenvolvimento sustentável sem perder a rentabilidade e competitividade.
De acordo com estudos recentes citados em uma matéria da Agence France-Presse e replicada por portais brasileiros, como o de Minas Gerais, duas das principais razões para o agravamento do efeito estufa e, por consequência, do aquecimento global são o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento.
Os pesquisadores relataram que se o derretimento do gelo polar não for contido, as florestas continuarem a ser destruídas e os gases do efeito estufa seguirem aumentando, o planeta atingirá um “ponto de inflexão”, o que significa um estágio de dano irreversível. E os resultados decorrentes deste cenário são as piores para a população.
O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre devido à concentração de gases na atmosfera que formam uma camada de proteção para a Terra. Ele permite a passagem dos raios solares e também a absorção do calor. O seu principal benefício é manter o planeta com uma temperatura adequada para sobrevivência humana e de todos os outros seres vivos.
Após os raios solares atingirem nossa superfície, uma parte deles fica retido na atmosfera por causa da camada de gases do efeito estufa e outra aquece a Terra e irradia calor. Entretanto, a atividade humana vem provocando um aumento na liberação destes gases e uma maior quantidade de calor é “presa” na atmosfera, o que resulta no aumento de temperatura e no aquecimento global.
Alguns dos principais gases do efeito estufa são: monóxido de carbono, dióxido de carbono, clorofluorcarbonos, óxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, metano, entre outros.
Segundo os especialistas, esta “Terra estufa” teria um clima com 4 a 5 graus Celsius a mais de temperatura em relação à era pré-industrial e um aumento entre 10 e 60 metros do nível do mar.
Transbordamento de rios, inundação de terras costeiras, tempestades rigorosas, desaparecimento de arrecifes de corais e incêndios florestais são alguns dos acontecimentos previstos para o final do século ou até mesmo antes, se nada for feito para mudar as regras do progresso econômico.
Os cientistas acreditam que ainda é possível alterar este panorama com uma mudança radical na estrutura econômica vigente. E esta lista de compromissos deve incluir a substituição dos combustíveis fósseis por outras fontes de energia com emissões baixas ou nulas de carbono, o fim do desmatamento de grandes florestas, a criação mais espaços verdes com árvores para absorver o dióxido de carbono, melhorias de práticas agrícolas e de gestão do solo, entre outros.
Além de governos, as empresas também precisam adotar modelos de negócios mais sustentáveis e que tenham em vista a preservação da natureza. Deste modo, a atuação da AmbScience vai de encontro a este novo momento e ajuda as organizações que desejam rever e transformar as bases do seu progresso.
AmbScience é uma empresa de Consultoria Ambiental, Engenharia Ambiental e Serviços, focada principalmente na resolução de problemas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas que engloba a parte de Investigação Ambiental e Remediação, comprometida com o fornecimento de soluções efetivas e legais às questões ambientais de seus clientes.
A instituição oferece Consultoria Técnica (Second Opinion) para conformidade às leis ambientais, para vários segmentos industriais, desde a pesquisa e avaliação até a remediação de áreas contaminadas, bem como estudos ambientais para licenciamento, tratamento de efluentes e atendimento a padrões de lançamento, consultoria ambiental e treinamentos operacionais.