O calendário ambiental, além de nos contar a importância histórica sobre o surgimento de algumas datas, também nos inspira uma importante reflexão sobre nossas práticas ambientais. Hoje, falaremos sobre o Dia Internacional das Florestas, data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 21 de dezembro de 2012. Neste evento, foi discutida a importância das florestas e da gestão sustentável para o desenvolvimento equilibrado de ecossistemas, a erradicação da pobreza, a segurança alimentar, a mitigação da mudança climática e a conservação da biodiversidade. Assim, a data de 21 de março foi concebida como uma oportunidade para sensibilizar a sociedade e incentivar ações para proteger, conservar e gerir todas as formas de florestas de maneira sustentável. Mas quais práticas podemos adotar ativamente frente à relevância desta data?
Podemos buscar informações sobre a importância das florestas em termos de biodiversidade, regulação do clima, purificação da água, fornecimento de alimentos e medicamentos, entre outros benefícios. E como conhecimento só é produtivo quando difundido, devemos compartilhá-lo com amigos, familiares e colegas para fomentar essa conscientização entre mais e mais pessoas.
É importante refletirmos sobre o impacto das atividades humanas nas florestas, como o desmatamento, a exploração madeireira ilegal, a expansão agrícola e a urbanização descontrolada. Isso significa buscar maneiras de reduzir o impacto ambiental causado por nossos hábitos e apoiar iniciativas de conservação florestal, como plantio de árvores, voluntariado em áreas naturais ou doações para organizações ambientais.
Já parou pra pensar sobre como você pode usar os recursos das florestas de forma sustentável? Isso pode envolver escolhas mais conscientes ao comprar produtos de madeira certificada pelo manejo florestal sustentável, reduzir o consumo de papel e papelão e apoiar empresas que adotam práticas responsáveis em relação às florestas.
Que tal participar de iniciativas ativistas ambientais, relacionadas à proteção das florestas, seja participando de protestos, assinando petições, entrando em contato com legisladores ou apoiando campanhas de conscientização online?
Se você tiver a oportunidade de visitar uma floresta, faça-o de forma responsável, seguindo trilhas designadas, evitando danificar a vegetação e respeitando a vida selvagem. Aproveite a oportunidade para se reconectar com a natureza e apreciar a beleza e as peculiaridades desses lugares.
Muitas atividades empresariais são responsáveis pelos impactos causados nas florestas. Assim, crie ações de conscientização entre os colegas e divulgue. Além de reduzir os possíveis danos ambientais, essa iniciativa ainda irá fortalecer a marca de sua organização no mercado como uma empresa sustentável.
Leia também: Responsabilidade Ambiental nas empresas
O Dia Internacional das Florestas nos inspira a adotarmos posturas mais ativas sobre a proteção desses valiosos ecossistemas, garantindo que eles continuem a prosperar para as gerações futuras. Quer saber mais sobre como tornar sua empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável? Fale com a Ambscience.