Novos requisitos devem ser cumpridos atualmente por empresas que desejam ganhar competitividade no mercado e ter uma boa imagem junto aos seus clientes. Um dos principais hoje se relaciona com a questão ambiental, muitas organizações vêm ganhando espaço por serem mais sustentáveis. E um dos instrumentos utilizados para verificar se o modelo de negócio das empresas está em conformidade com a legislação vigente e seguindo diretrizes ecologicamente corretas é a auditoria ambiental. Conheça as suas etapas e os seus objetivos nesse conteúdo da AmbScience.
Em primeiro lugar, cabe trazer uma definição do que é uma auditoria ambiental. De acordo com a Norma NBR ISO 14.010, a auditoria ambiental é o “processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente”.
Conforme é possível observar pela leitura da citação acima, a auditoria ambiental é um procedimento que, se feito regularmente, garante que a empresa esteja em dia com todas as normas técnicas e leis ambientais vigentes. É a partir dessa auditoria que serão analisados todos os impactos causados pelas atividades produtivas de determinado negócio no meio ambiente e que serão estabelecidas ações para mitigar os danos. A auditoria ambiental pode ser feita pela própria empresa, por terceiros ou também pode ser realizada de forma compulsória por autoridades competentes.
A auditoria ambiental pode ter um escopo bem amplo que abrange aspectos diversos, como a busca por fontes de poluição, o gerenciamento de resíduos sólidos; a adequação a leis e regulamentos; o descarte de rejeitos da atividade produtiva; o uso racional de energia e água, o manuseio e transporte de insumos; as condições das instalações da empresa; o potencial poluidor de práticas e procedimentos operacionais; entre outros.
O processo de auditoria ambiental costuma ser dividido em algumas etapas básicas. A primeira é a apresentação, em que o procedimento em si é explicado para a empresa; a segunda fase se refere à compreensão da unidade e sua gestão no dia a dia; posteriormente se dá a coleta de evidências e a análise delas; e por último acontece a apresentação dos resultados.
Vale ressaltar ainda que a auditoria ambiental pode ser de diferentes tipos. Ela pode ser de conformidade legal, de responsabilidade, de descomissionamento, pós-acidente, de cadeia produtiva, de avaliação de desempenho e de sistema de gestão, por exemplo.
A realização periódica de um procedimento como a auditoria ambiental é extremamente vantajosa para os negócios. Isso porque ela traz alguns benefícios valiosos. Um dos principais é a contribuição para o equilíbrio financeiro da organização, já que por meio da auditoria são avaliados passivos ambientais (que podem ser custosos) e todo o processo produtivo é estudado de modo a combater desperdícios e fazer uso racional dos recursos naturais, por exemplo.
Destaca-se ainda o fato de que os consumidores atuais estão muito mais preocupados com a questão da preservação do meio ambiente. Por isso, empresas que adotam uma postura “inimiga” da natureza com frequência têm sua imagem prejudicada.
Quer saber mais sobre o processo de auditoria ambiental e ser assessorado por uma equipe especializada em toda a legislação e normas técnicas referentes ao assunto? Entre já em contato com a AmbScience! Nós somos referência no segmento de engenharia ambiental e oferecemos a solução ideal para tornar o seu negócio mais sustentável.