Em um mundo em que os países buscam novas formas de aliar crescimento e preservação dos recursos naturais, o engenheiro ambiental se tornou um profissional muito demandado. Conheça um pouco mais da sua rotina de trabalho e as atividades que desempenham no dia a dia nesse conteúdo da AmbScience.
De acordo com reportagem do portal Época Negócios, a pesquisa Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023feita pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) mostrou que a profissão de engenheiro ambiental é uma das ocupações que apresentará maior taxa de crescimento até 2023. Ela ocupa a terceira posição do ranking.
Mas, afinal, o que faz um engenheiro ambiental?
O engenheiro ambiental é responsável pelo desenvolvimento e análise de projetos que se relacionam com o uso de recursos naturais e a preservação do meio ambiente. Seu objetivo maior é encontrar soluções que conjugam o desenvolvimento humano, a qualidade de vida da população e o respeito à natureza.
Quem opta por seguir a carreira de engenheiro ambiental pode trabalhar em diversas áreas de atuação. Esse profissional pode se dedicar ao controle de poluição em indústrias; atuar com geoprocessamento para planejar vias de transporte e mapear solos para agricultura de precisão; trabalhar com licenciamento ambiental; criar projetos de recuperação de áreas contaminadas; conceber projetos de gestão de recursos hídricos e resíduos; fazer controle de saneamento; estudar matrizes energéticas; entre outras possibilidades. Viu como esse campo é amplo?
A rotina de trabalho do engenheiro ambiental
O engenheiro ambiental pode atuar em empresas privadas, órgãos públicos e em ONGs. Dependendo da sua especialização e área de atuação, o engenheiro ambiental tem uma rotina de trabalho que inclui: consultoria em projetos de empresas, gerenciamento de práticas para recuperação de áreas contaminadas, realização de pesquisas, avaliação de solicitações de licenciamento ambiental, coordenação de obras tendo em vista a diminuição dos impactos ambientais, criação de sistemas de gestão de recursos hídricos e resíduos, etc.
E como os avanços tecnológicos são constantes, a busca por conhecimento e especializações também devem ser parte do cotidiano do engenheiro ambiental. Dessa maneira, o profissional consegue se tornar mais criativo e conceber soluções cada vez mais inovadoras e eficientes.
Que tal tornar a sua empresa mais sustentável com o suporte de engenheiros ambientais capacitados e experientes? Fale já com a AmbScience! A nossa equipe técnica é composta por engenheiros multidisciplinares, especializados no Gerenciamento de Áreas Contaminadas (Investigação de Passivos Ambientais, Intrusão de Vapores, Planos de Intervenção e Projetos de Remediação), Licenciamento Ambiental, Tratamento e Monitoramento de Efluentes, Auditoria e Treinamentos, trazendo soluções inovadoras para tais desafios em indústrias de variadas áreas de produção. Contamos ainda com publicações nacionais e internacionais de casos de sucesso. Entre em contato conosco!