Uma das datas mais relevantes do calendário ambiental, o Dia Internacional da Camada de Ozônio, celebrado em 16 de setembro, é um dia significativa que nos lembra da importância vital da camada de ozônio para a vida na Terra. Criado pela Organização das Nações Unidas em 1994, este dia comemora a assinatura do Protocolo de Montreal, um acordo internacional realizado anos antes, em 1987, que visava eliminar a produção e o uso de substâncias que destroem a camada de ozônio.
Para comemorar, a Ambscience preparou alguns temas que vão nos ajudar a refletir sobre os progressos alcançados desde então, os desafios que ainda enfrentamos e o papel que cada um de nós pode desempenhar na proteção deste componente essencial da atmosfera.
A camada de ozônio atua como um escudo que protege a Terra dos raios ultravioleta (UV) prejudiciais ao planeta, emitidos pelo sol. Se não fosse essa camada, a vida na Terra estaria em risco devido aos altos riscos que a incidência desses raios causa à nossa saúde e aos ecossistemas marinhos e terrestres.
Detectada entre as décadas de 1970 e 1980, a destruição da camada de ozônio levou à adoção do Protocolo de Montreal em 1987, que é considerado um dos maiores sucessos da cooperação internacional em termos de preservação ambiental.
Relatórios apontam que desde a implementação do Protocolo de Montreal, houve uma redução significativa nas emissões de substâncias destruidoras da camada de ozônio, como os clorofluorcarbonos (CFCs). A recuperação da área continua em andamento, mas é um processo lento que exige um cumprimento rigoroso das regras do protocolo. Isso porque a eliminação dessas substâncias não apenas contribui para a recuperação da camada de ozônio, mas também ajuda a minimizar as mudanças climáticas, já que muitos desses componentes são gases de efeito estufa.
Leia também: Inventário de Gases de Efeito Estufa
Enquanto sociedade, cada cidadão pode contribuir à sua maneira para a proteção da camada de ozônio. E uma das iniciativas mais acessíveis para isso é evitando o consumo de produtos que contenham substâncias destruidoras.
Já governos e empresas desempenham um outro papel importante, que é implementando políticas e práticas sustentáveis que protejam a camada de ozônio. O Protocolo de Montreal é um exemplo de sucesso, que mostra o quanto a cooperação internacional pode efetivamente resolver problemas ambientais globais.
Neste dia 16 de setembro, Dia Internacional da Camada de Ozônio, é essencial que essas reflexões nos façam renovar nosso compromisso com a proteção deste componente vital para a preservação do planeta, em prol de um meio ambiente mais seguro e saudável para as futuras gerações.
Quer continuar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre meio ambiente e práticas sustentáveis? Acesse o blog da Ambscience e acompanhe todas as notícias.