Unindo tecnologia, ciência e competência em prol do meio ambiente, a AmbScience encerra este ano com muitos motivos para celebrar. Tivemos a oportunidade de tornar empresas mais sustentáveis por meio da oferta de soluções com ótimo custo-benefício e participamos de diversos eventos nacionais e internacionais para mostrar os nossos cases de sucesso. Confira aqui a nossa Retrospectiva 2022!
Em um ano marcado pela realização da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas no Egito, a COP 27, e pela expectativa de retomada do protagonismo brasileiro no que diz respeito à pauta ambiental, as empresas nacionais também se mostraram muito preocupadas em tomar medidas para tornar seus processos produtivos mais limpos e mitigar os danos causados por suas atividades. Dentro desse contexto, a AmbScience atendeu diversos clientes dos setores industriais, comerciais e de serviços ao longo de 2022.
E tendo em vista o gerenciamento ambiental na sua totalidade e o melhor custo-benefício, cabe mencionar na Retrospectiva 2022 da AmbScience que nós concebemos uma série de soluções que envolvem alguns serviços específicos. Um deles é o Gerenciamento de Áreas Contaminadas, que abrange um conjunto de técnicas e metodologias aplicadas com o objetivo de caracterizar o passivo ambiental da área, a partir de avaliações e investigações ambientais sequenciais, que podem demandar ações de remediação, controle e monitoramento do solo, da água subterrânea e dos vapores do solo. E a nossa equipe técnica tem expertise para atuar em todas as fases do Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Passivos Ambientais, inclusive com grande experiência de aplicação de diferentes técnicas de remediação ambiental para contaminantes distintos.
A AmbScience ainda prestou consultoria para indústrias com Análise Crítica e Second Opinion ao longo de todo o ano, o que representou mais de 7,25% do total de projetos da empresa. Atuamos junto às empresas e seus parceiros na proposição das melhores tecnologias e soluções ambientais, buscando uma atuação integrada, participativa e colaborativa. E claro, sempre avaliamos e auditamos os projetos de forma minuciosa tendo em vista a legislação ambiental, todos os parâmetros que devem ser seguidos e a economia de recursos.
As Due Diligences ou Diligências Ambientais (DDA) para transações industriais também têm lugar especial nessa Retrospectiva 2022 e ocupam a maior porcentagem de serviços realizados neste ano. Calculamos todos os riscos possíveis nos processos de fusão e aquisição de empresas, organizações dos mais variados portes optam por esse serviço a fim de obter toda a informação necessária sobre a empresa ofertada para valorizar e fixar de forma objetiva o preço final de uma operação de aquisição. E a análise ambiental tem se apresentado como um importante fator neste processo e os principais motivos residem na potencial existência de passivos ambientais e a previsão de custos e responsabilizações que estes podem acarretar. Nos casos em que estas avaliações evoluíram para a segunda etapa de diligência, importantes passivos foram constatados e riscos melhor quantificados.
A equipe da AmbScience possui também experiência tanto na orientação em processos que visem exclusivamente a análise ambiental, quanto em processos que demandem ampla integração e sintonia com as demais áreas auditadas numa diligência, com estabelecimento de trabalhos colaborativos e integrados com os demais setores.
As etapas tradicionais de Gerenciamento de Áreas Contaminadas continuam tendo importante relevância no escopo de serviços ofertados. As Avaliações Preliminares permanecem como importante atividade e as Investigações Confirmatória e Detalhada foram realizadas para ampla gama de contaminantes e envolvendo desde técnicas tradicionais a abordagens em alta resolução, com utilização de amostradores ativos e passivos para o ar do solo, sondas com resposta em tempo real (MIP), amostragens de solo em perfil completo e avaliações adicionais para fins de elaboração de Avaliação de Risco à Saúde Humana e Plano de Intervenção.
Sob o prisma das remediações, a AmbScience permanece em consonância com a legislação, elaborando ensaios de tratabilidade e piloto, para a aplicação mais segura e eficaz de técnicas variadas de remediação, que em 2022 envolveram oxidações, soil mixing, biorremediação, além de atividades de escavação e manutenção de sistemas físicos, como, por exemplo, de extração de vapores contendo contaminantes.
Um outro serviço que tivemos demanda e que conversa de forma importante com as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), foi o levantamento de Emissões Atmosféricas, propondo alternativas e soluções para seu monitoramento e mitigação, contribuindo para a qualidade do ar atmosférico.
E os treinamentos não poderiam faltar nessa Retrospectiva 2022. Afinal, um mundo mais sustentável requer a disseminação de conhecimento. A AmbScience ofereceu treinamentos nas áreas de Requisitos Legais, Áreas Contaminadas e Educação Ambiental, tanto no Brasil quanto em Portugal.
O ano de 2022 também foi muito especial para a equipe da AmbScience porque a empresa pôde apresentar seus cases de sucesso e marcar presença em eventos nacionais e internacionais do segmento de engenharia ambiental. A nossa diretora técnica Cristina Maluf foi até a Califórnia, nos Estados Unidos, para participar do Batelle 2022, o maior congresso mundial em gerenciamento de áreas contaminadas, com foco em investigação e remediação de compostos recalcitrantes.
A AmbScience foi a única empresa de consultoria ambiental brasileira de pequeno porte com trabalhos aprovados no evento, o que mostra sua relevância nas áreas de investigação e remediação de áreas contaminadas. Foram três trabalhos submetidos e aprovados para apresentação no congresso em maio.
Além desse evento, a AmbScience esteve na II Conferência de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da AESEAS (Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental). Ela é um dos maiores eventos desse segmento realizado na América Latina e conta com a presença das principais empresas, organizações de pesquisa, laboratórios, indústrias, além de agências do governo estadual e federal. O evento aconteceu entre agosto e setembro em São Paulo.
Nessa ocasião, a AmbScience apresentou um estudo sobre investigação com utilização de técnicas de alta resolução com melhoramento significativo do modelo conceitual e redução em área e custos do projeto de remediação. Com este trabalho foi possível reduzir o tamanho da área a ser remediada em 70% e este território alvo contém mais de 99% da massa contaminante em solo.
A AmbScience termina essa Retrospectiva 2022 com um agradecimento aos clientes que apostaram na inovação para superar seus desafios ambientais e agregar valor aos seus negócios. E para quem não conhece o nosso trabalho, nunca é tarde para melhorar os seus resultados e se tornar mais sustentável. Conte com a nossa equipe em 2023 para te ajudar nessa missão!
A seguir, alguns resultados de nosso trabalho em 2022: