AmbScience

sustentabilidade ambiental

Sustentabilidade ambiental em tempos de COVID-19

A pandemia do novo coronavírus tornou o futuro do planeta imprevisível em variados aspectos, com destaque para a área ambiental. As necessárias medidas de isolamento social para combater a disseminação da doença provocaram mudanças temporárias no cotidiano da sociedade, o que afetou diretamente o meio ambiente e trouxe reflexões acerca da sustentabilidade ambiental. Saiba o que é este conceito e como ele se tornou ainda mais importante em tempos de Covid-19 neste conteúdo da AmbScience. 

O que significa o termo sustentabilidade ambiental?

A sustentabilidade ambiental se refere ao modo como os seres humanos utilizam os bens e recursos naturais para suprir as suas necessidades do dia a dia sem que isso comprometa as próximas gerações. Este conceito é baseado na ideia do consumo consciente e racional, de maneira que não haja um esgotamento de recursos no futuro, e se relaciona com a capacidade de sustentação dos ecossistemas. 

Mas de que maneira a sustentabilidade ambiental pode ser alcançada? A resposta não é simples e representa um grande desafio para o planeta. A sustentabilidade ambiental demanda um esforço coletivo de governos, empresas e população. São exemplos de ações fundamentais: consumo consciente, limitação do uso de combustíveis fósseis, maior utilização de fontes de energia limpa e produtos renováveis, redução da geração de resíduos, combate à poluição dos corpos hídricos e do solo, estímulo à reciclagem, etc.

A sustentabilidade ambiental durante a pandemia e consequências no futuro

Os reflexos das medidas de combate à pandemia de Covid-19 são visíveis no meio ambiente com cenas de animais silvestres em áreas urbanas, canais e rios mais limpos, ar menos poluído, entre outros. Mas, muitos destes benefícios podem não ser apenas temporários e durar somente em tempos de pandemia, que certamente deixará muitas lições para se alcançar a sustentabilidade ambiental. 

Quando o assunto é tendências de caminhos para a sustentabilidade ambiental em tempos de pandemia pode-se destacar a maior credibilidade da ciência neste momento. Lembre-se que os cientistas e pesquisadores são essenciais para fazer previsões a respeito do clima e desenvolver novas tecnologias que não prejudiquem o meio ambiente. 

Além disso, há a questão da otimização dos recursos e o combate ao desperdício, dois pilares da sustentabilidade ambiental. Com a adoção de medidas de isolamento social, as empresas passaram a utilizar mais o home office, algo que pode se tornar mais frequente no futuro e ajudar a tirar mais carros da rua; o aumento da solidariedade entre a população; a atenção ao modo de produção e o consumo de carne animal, que pode ser fonte de doenças dependendo das condições em que vivem e são abatidos os animais; etc. 

Quer que a sua empresa trilhe o caminho da sustentabilidade ambiental e se destaque no mundo pós-pandemia? A AmbScience oferece a solução com o melhor custo-benefício para que a sua organização seja mais sustentável sem que isso represente aumento de custos. Entre em contato conosco e saiba como começar essa transformação hoje mesmo!

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+