Gestão correta de resíduos sólidos exigida pela logística reversa é regulamentada por legislação nacional
O alcance de um desenvolvimento sustentável exige a reformulação de processos e uma mudança de comportamento das empresas e de todos nós como consumidores. Estas instituições devem rever o seu modo de produção a fim de mitigar os efeitos de suas atividades no meio ambiente. E um dos meios mais eficientes para evitar a degradação de ecossistemas e usar de modo racional os recursos naturais é a logística reversa. Saiba o que é esta ferramenta e o impacto ambiental positivo que ela traz para a natureza neste artigo da AmbScience.
A logística reversa consiste em um programa adotado por empresas para que elas façam a gestão dos seus resíduos sólidos de maneira eficaz, o que inclui a reutilização de materiais após sua venda e consumo no processo produtivo e/ou o descarte destes resíduos em locais adequados. Papel, vidro e água são alguns exemplos de materiais que podem ser incorporados novamente à linha de produção após tratamento.
Prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa é conceituada pela legislação ambiental brasileira como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”
De acordo com a lei, a logística reversa pode ser implementada por meio de regulamento expedido pelo poder público (através de decreto editado pelo Poder Executivo), acordos setoriais (atos de natureza contratual firmados entre o poder público e fabricantes, distribuidores, comerciantes, etc) e termos de compromisso (documentos que firmam compromisso em poder público e entidades privadas como importadores).
A implementação da logística reversa traz uma série de impactos positivos para o meio ambiente, a sociedade e a economia. Ao fazer uma eficiente gestão dos resíduos sólidos, as empresas acabam por diminuir o desperdício de recursos provenientes na natureza. Aquela embalagem que seria descartada após o consumo, por exemplo, pode ser reaproveitada. Assim, é possível economizar e evitar que este tipo de item seja lançado indevidamente em locais como mares e rios.
Além disso, fazer a gestão de resíduos sólidos diminui os riscos de contaminação do solo. Haja visto que o contato do líquido que sai do lixo orgânico com a terra polui o solo desta área e pode contaminar lençóis freáticos.
A adoção da logística reversa ainda auxilia na melhora da imagem da empresa. Hoje, os consumidores estão muito mais exigentes e priorizam a sustentabilidade na hora de escolher o produto que vai comprar e de qual organização ele é. Atualmente, a sociedade quer saber como aquela mercadoria é produzida e que impacto este processou causou para o meio ambiente. Segundo uma matéria do jornal O Globo, os brasileiros valorizam mais produtos sustentáveis e com selos ambientais.
Quer saber mais sobre logística reversa e gestão de resíduos sólidos? A AmbScience pode ajudar a sua empresa neste sentido. Contamos com uma equipe multidisciplinar e qualificada que possui expertise na gestão deste tipo de resíduo e na legislação ambiental vigente. Entre em contato conosco e torne a sua empresa mais sustentável!