O isolamento social, a principal medida de combate à pandemia do novo coronavírus, mudou radicalmente o cotidiano das cidades pelo mundo. E um dos efeitos provocados pela quarentena se relaciona à quantidade de lixo nas ruas e dentro das casas. Será que estamos acumulando mais lixo neste período? Descubra a resposta neste conteúdo da AmbScience.
As medidas de isolamento social adotadas para evitar a maior disseminação da Covid-19 demandam que todos que não são trabalhadores de serviços essenciais fiquem em casa durante a maior quantidade de tempo possível e que pessoas dos grupos de risco não saiam. Com isso, muitas escolas e universidades suspenderam suas aulas presenciais e empresas de diversos portes e/ou segmentos adotaram o home office. Uma das consequências deste novo cenário é a diminuição de lixo acumulado nas ruas devido à redução da circulação de pessoas nas principais vias urbanas.
Por outro lado, como estamos ficando mais em casa, o acúmulo de lixo doméstico aumentou. De acordo com uma reportagem do portal G1, a cidade de São Paulo gerou maior quantidade de lixo comum, com um aumento de 12%. Já o volume de resíduos nas ruas nos primeiros 15 dias de abril apresentou uma queda de 55%.
É fundamental que cada um cuide bem do lixo gerado na sua casa para não gerar risco de contaminação para os profissionais de limpeza. Quando há alguém diagnosticado com a Covid-19 em casa, principalmente, é necessário acondicionar de forma eficiente os resíduos desse paciente como luvas, máscaras, lenços, entre outros itens descartáveis dentro de sacos plásticos lacrados. Além disso, a pessoa infectada ou com suspeita nunca deve tocar a parte exterior do saco de lixo.
Mas, cabe destacar que quanto mais lixo gerado pior é para a natureza. Que tal fazer algumas ações simples para diminuir a quantidade de resíduos durante a quarentena? As pessoas podem optar por produtos sem embalagens comprando itens a granel levando potes próprios para o mercado, dar preferência para ecobags e embalagens retornáveis, evitar imprimir muitos papéis desnecessariamente e, claro, podem separar corretamente todo o lixo para que seja dada a destinação e o tratamento mais adequados, evitando sobrecarga de aterros e contaminações.
Reduzir a produção de lixo e o seu descarte correto são duas ações fundamentais para preservação dos recursos naturais. Ambas diretrizes devem ser adotadas pela população e pelas empresas. A AmbScience possui toda a expertise para fazer o gerenciamento de resíduos sólidos, além do conhecimento sobre toda a questão dos documentos e licenças necessários para atender a legislação.