Embora seja o elemento que corresponda a 70% do planeta, sabemos que a água representa um recurso mais escasso a cada dia. Podemos dizer que o Brasil enfrenta a maior crise hídrica dos últimos 91 anos. Confira nesse conteúdo da Ambscience o que motivou a crise hídrica e quais alternativas podem ajudar a diminuir o seu avanço.
Durante um certo período, já considerado um pouco distante, falar sobre crise hídrica era algo noticiado, mas ainda com pouco impacto direto no nosso dia a dia. Isso porque infelizmente temos uma cultura de não assimilar a gravidade de determinadas situações até que tal realidade se instale na nossa casa e podemos ver a crise hídrica como um reflexo disso.
E quais as consequências?
Embora exista um imenso volume de água no planeta, é importante lembrar que a maior parte é salgada, o que significa que não não pode ser utilizada para nenhum tipo de consumo doméstico (ingerir,cozinhar, tomar banho e etc.). Do pouco volume restante de água doce, parte está congelada e só uma outra pequena parte pode ser consumida.
Nos últimos anos, com a escassez de chuvas e demanda por água que permaneceu aumentando, o volume de água dentro dos reservatórios foi diminuindo gradativamente. E durante a pandemia, com o agravante da grande concentração de pessoas em casa por longos períodos, a crise hídríca se intensificou e à medida em que avançar trará consequências mais sérias, impactando a produção agrícola e consequentemente a oferta de alimentos, a produção e distribuição da energia elétrica, o fornecimento de água para a população e afetando segmentos comerciais e industriais.
Há algumas iniciativas que podem ajudar a reduzir o impacto como a água de reutilização para uso não potável, o incentivo à redução de consumo por meio de bônus e descontos nas tarifas, entre outras. A dessalinização da água também cresce como uma alternativa, no entanto, como qualquer processo industrial, demanda energia, estrutura e gera quantidade significativa de resíduos.
Em agosto deste ano, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque reforçou a conscientização inadiável que a administração pública e todos os setores da economia precisarão desenvolver para que o sistema hídrico não entre em colapso.E os cidadãos também devem fazer sua parte. Entre as medidas domésticas para reduzir o consumo, podemos destacar:
O consumo consciente é um dos focos da Ambscience, uma empresa comprometida com a sustentabilidade. Quer saber mais? Entre em contato e saiba como podemos ajudar a implementar soluções amigas do meio ambiente no no seu projeto.