AmbScience

crise no petróleo

Crise do petróleo afeta a sustentabilidade?

A pandemia do novo coronavírus e uma disputa comercial entre dois países desencadearam a crise do petróleo desses dias atuais. O fator político e a queda da demanda do setor energético acabaram por diminuir impactos ambientais da atividade petrolífera. Tendo em vista este cenário, surge uma questão: será que essa crise do petróleo vai afetar a sustentabilidade? Teria chegado a hora da economia verde? A AmbScience reflete sobre o futuro. 

As necessárias medidas de isolamento social para combater a Covid-19 transformaram profundamente o cotidiano de países ao redor do planeta. A restrição de circulação e serviços ocasionou a queda no consumo de gasolina, além da redução da demanda de etanol, óleo diesel e gás natural. Este panorama exigiu que os países produtores de petróleo tomassem medidas para tentar reverter a queda de preços do insumo. No entanto, uma disputa comercial entre Rússia e Arábia Saudita contribuiu para uma queda ainda maior no preço do petróleo, afetando diretamente a economia de diversos países. Uma reportagem da revista Época mostra como a crise do petróleo foi intensificada em meio à pandemia devido à disputa. 

Por outro lado, a crise do petróleo pode contribuir para que a diminuição do uso de combustíveis fósseis seja uma tendência para o futuro. A utilização e exploração do petróleo podem provocar catástrofes ambientais em casos de derramamento de óleo no mar, altos níveis de poluição atmosférica em função da emissão de gases provenientes da queima da substância, mortandade de peixes, entre outras consequências[UdW1] . 

Um desastre recente, por exemplo, fez com que a Rússia decretasse estado de emergência. Houve derramamento de petróleo em um rio localizado no Círculo Polar Ártico, o que causou a mortalidade de espécies marinhas, a contaminação da água e chegou a afetar a rede fluvial da área. De acordo com a uma reportagem do jornal Estado de S. Paulo, a organização Greenpeace destacou que este é o maior derramamento de petróleo da região. O acidente foi ocasionado pela perda de pressão no tanque de combustível de uma usina.

A atual crise do petróleo pode impulsionar mudanças?

É inegável que a produção de energia renovável e mais limpa ganhou impulso nos últimos anos. Mais e mais indústrias começaram a investir em projetos e soluções para se tornarem mais sustentáveis, o que desmistificou a ideia de que ser ecologicamente correto significa aumentar os custos. Por isso, mesmo que a crise do petróleo atual tenha diminuído o preço dessa matéria-prima, também se tornaram mais visíveis os benefícios de uma economia mais “verde”. 

Um dos exemplos dos bons efeitos colaterais que a crise do petróleo pode trazer é o aumento da eletrificação . Ela consiste na substituição de veículos movidos a combustíveis fósseis por outros que utilizam a energia elétrica. Em entrevista ao Ecoa, do portal Uol, Carlos Nobre, especialista em aquecimento global e presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, apontou que este é o momento ideal para o país investir na eletrificação. Segundo o estudioso, ela é a solução mais limpa e barata para o transporte, um dos setores mais afetados durante a pandemia do novo coronavírus em razão da diminuição da demanda de passageiros.

A pandemia e a crise do petróleo podem se tornar agentes da mudança em prol de um progresso econômico mais sustentável. Mas, isso depende diretamente da conduta que empresas, governo e sociedade irão adotar após este período tão difícil. Será que vai aumentar a conscientização a respeito do papel do homem nas mudanças climáticas? Será que teremos uma agenda mais verde e ainda continuará válido ser tão dependente do petróleo? 

Seja como for o futuro que se aproxima, a AmbScience continuará em busca das soluções com o melhor custo-benefício para que as empresas se tornem mais sustentáveis no dia a dia. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a adotar ações práticas e processos de produção mais limpos.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+