A auditoria ambiental é um instrumento poderoso para checar se as empresas baseiam sua atuação em um modelo de negócios sustentável. Os malefícios causados pelas mudanças climáticas já são sentidos em diversas partes do planeta. Por isso, se tornou essencial que os recursos naturais ainda existentes sejam preservados. E este novo panorama fez com que a auditoria ambiental ganhasse um protagonismo cada vez maior.
Segundo a Norma NBR ISO 14.010, a auditoria ambiental é o “processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente”.
Uma das ferramentas de gestão ambiental mais eficiente, a auditoria ambiental surgiu nos Estados Unidos na década de 70 e só chegou à legislação brasileira nos anos 90. Elas são conduzidas por entidades externas voltadas à proteção ambiental, que podem ser ligadas a órgãos públicos ou até mesmo entidades privadas.
A auditoria ambiental é muito importante para o equilíbrio financeiro das empresas, pois ela atenta para a necessidade de avaliação dos passivos ambientais, que podem representar custos altos para sua remediação. Além disso, uma postura de desprezo em relação à natureza pode prejudicar muito a imagem da organização junto a seus clientes.
E para que as empresas alcancem o desenvolvimento sustentável e sejam bem avaliadas pela auditoria ambiental, é imprescindível a implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). De acordo com artigo de Áurea Mesquita publicado no portal EcoDebate, o SGA é uma ferramenta gerencial para que as instituições possam ter um controle maior sobre as suas atividades e seus impactos:
“Pode ser entendido como um conjunto de ações (procedimentos e controles) e recursos (humanos, financeiros, materiais) organizados e que tem como objetivo garantir que os produtos e atividades da empresa sejam ecologicamente corretos. É um sistema criado para implementar e acompanhar as atividades de proteção ambiental. Suas diretrizes são: organizar, planejar, atribuir responsabilidade, prever recursos materiais e humanos, determinar procedimentos para atender assim, a uma “Política Ambiental” e as expectativas de desempenho, conforme as exigências da ISO 14001 (ABNT, 2001, p.2)”, acrescentou a geógrafa e mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente.
O SGA ainda pode fomentar a redução de custos e ganhos de mercado ao passo que o sistema estimula a minimização de desperdícios, a diminuição do gasto energético, melhor produtividade, entre outros benefícios. Além disso, uma conduta correta em relação ao meio ambiente hoje em dia se constitui em um fator de atração de clientes, visto que uma grande parcela da sociedade já tem consciência dos danos causados pela degradação ambiental.
A auditoria ambiental se diferencia pelas situações ou locais em que é aplicada e frente a seus objetivos. Saiba quais são os sete tipos:
Empresa de Consultoria Ambiental, Engenharia Ambiental e Serviços, a AmbScience se destaca no mercado ao oferecer soluções inovadoras com o melhor custo-benefício e auxilia organizações na adequação às normas ambientais específicas de diferentes setores. Entre em contato conosco!