AmbScience

rio pinheiros

Novo Rio Pinheiros: o que sabemos sobre a despoluição?

A contaminação de rios é uma triste realidade no país em razão do lançamento de esgoto nos corpos d’água e outros poluentes. Um dos principais rios da cidade de São Paulo, o Rio Pinheiros também sofre com este problema. Dentro deste contexto, um projeto de despoluição foi criado pelo governo do estado para revitalizar este rio. Saiba mais sobre o programa Novo Rio Pinheiros e em que fase ele está nesse conteúdo da AmbScience. 

O rio Pinheiros é um dos símbolos da cidade de São Paulo. As águas nascem na serra do Mar compõem o rio Jurubatuba e, na junção com o rio Guarapiranga, formam o rio Pinheiros. Há muitos e muitos anos, o rio Pinheiros já foi limpo, pessoas se banhavam nele e até pescavam. Entretanto, com o passar do tempo ele mudou completamente por causa dos altos índices de poluição. Este cenário crítico se deve, principalmente, ao lançamento de esgoto e o descarte incorreto de lixo no rio.


O que é o programa Novo Rio Pinheiros? 

Para tentar mudar a situação deste rio, o atual governo estadual criou o programa Novo Rio Pinheiros. Este projeto de despoluição tem como objetivo reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, melhorar a qualidade de suas águas, recuperar suas margens e integrá-lo à cidade até 2022. Há ainda a perspectiva de captação de investimentos privados como a concessão do transporte hidroviário.

O programa Novo Rio Pinheiros foi anunciado em 2019 e é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, com a participação da Prefeitura de São Paulo e das empresas Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). O projeto também é apoiado pelo Desenvolve SP. O programa é formado por alguns eixos de trabalho que estão totalmente conectados: saneamento, manutenção, revitalização e educação socioambiental. 

Para cumprir essa ambiciosa meta de despoluir o Rio Pinheiros até 2022 são estimados investimentos de até R$1,7 bilhão para fazer a limpeza do rio e ampliar a coleta e tratamento de esgoto de imóveis localizados em sub-bacias da região metropolitana. 

Em que etapa está o projeto Novo Rio Pinheiros

Como será que está o andamento do programa Novo Rio Pinheiros mais de um ano após o seu anúncio por parte do governo estadual? De acordo com reportagem recente do jornal Estado de S. Paulo, as obras para despoluição do Rio Pinheiros progrediram em 2020. Foram realizadas ligações de esgoto em 120 mil imóveis na cidade de São Paulo. A meta é coletar os dejetos de 533 mil localidades até o fim do programa. 

O governo ainda assinou, no âmbito do programa Novo Rio Pinheiros, concessões para renovar a ciclovia existente e para a construção, na área da antiga Usina de Traição (rebatizada Usina São Paulo), próximo à Ponte Estaiada, de um centro de convenções e gastronomia. 

O projeto Novo Rio Pinheiros conta com 16 pacotes de contratação para execução de obras de esgotamento sanitário que já estão em execução. Três destes contratos estão com mais de 70% de execução: Pedreira/Olaria, Ribeirão Aterrado/Zavuvus e Ponte Baixa/Socorro.

Segundo o site do Novo Rio Pinheiros, foram retirados 240.594,91 m3 de sedimentos por meio do desassoreamento até o momento, o que equivale a 15.037 caminhões. A quantidade de resíduos sólidos retirados impressiona. Até novembro do ano passado foram removidas mais de 18 mil toneladas, entre eles garrafas pet, bicicletas, pneus, plásticos, etc.

Quer começar a tomar medidas práticas para fazer com que sua empresa seja mais sustentável no dia a dia? Fale com a AmbScience! Somos uma empresa de Consultoria Ambiental, Engenharia Ambiental e Serviços, focada principalmente na resolução de problemas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas que engloba a parte de Investigação Ambiental e Remediação, comprometida com o fornecimento de soluções efetivas e legais às questões ambientais de seus clientes. 

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+