AmbScience

resíduos sólidos

O descarte correto de resíduos sólidos

Antes de entender as melhores maneiras de descartar os resíduos sólidos, é preciso entender o que são. Os RSUs – Resíduos Sólidos Urbanos, que são popularmente conhecidos como lixo urbano, são aqueles resultantes da atividade doméstica e comercial dos grandes, médios ou pequenos centros urbanos.

Do que são compostos esses resíduos sólidos urbanos?

Esse “lixo” é composto de diversos itens que variam dependendo da população, da situação socioeconômica e também das condições e hábitos de vida de cada pessoa. É possível classificar os resíduos como: papel e papelão, matéria orgânica (restos de comida), plásticos, vidros, metais e outros (roupas, resíduos de eletrodomésticos, óleos…). Existe uma estimativa que diz que cada pessoa produz em média 1.3Kg de resíduos sólidos por dia.

Lei sobre descarte de lixo

Desde 2014, foi sancionada a lei que prevê multa para quem não fizer o descarte correto desses itens. Mas ainda, 71% dos municípios brasileiros não fazem isso de maneira correta e seletiva, a ponto de não prejudicar o meio ambiente (quer entender um pouco melhor como eles prejudicam o ambiente, leia esse nosso post).

Conheça algumas maneiras de fazer o descarte correto:

– Reciclagem: Trata-se da reintrodução dos resíduos no processo de produção;

– Compostagem: É o processo biológico de decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem vegetal ou animal. Ao final, obtêm-se um composto orgânico que deve ser aplicado ao solo sem riscos ao meio ambiente. Mais comum em áreas rurais, pois para ser feito em resíduos sólidos urbanos é necessários um processo rigoroso de triagem para retirar componentes tóxicos, isso gera mais custos e demanda mais tempo;

– Aterro Sanitário: Em um local impermeabilizado, os resíduos sólidos são colocados no solo, mediante a camadas de material próprio.

Incineração: Utiliza-se a combustão controlada para redução de peso e do volume do lixo. Essa forma de descarte, é utilizada em nosso país apenas para tratar os resíduos industriais e hospitalares. Muito comum em países mais desenvolvidos e que tem um território menor do que o Brasil, é comumente associada à produção de energia.

É importante que os resíduos não sejam descartados incorretamente. Que sejam levados para aterros sanitários ou submetidos aos processos anteriormente citados.

 

Tem realizado um descarte incorreto, prejudicando o solo? Podemos te ajudar a remediar. Informe-se sobre esse e outros serviços da AmbScience Engenharia. Basta enviar um email para contato@ambscience.com ou ligar no telefone 011 3197-4780.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+