AmbScience

Modelo Conceitual – O que é e qual a importância?

Um Modelo Conceitual é a representação escrita ou gráfica da situação ambiental da área onde, por meio dos dados obtidos, são formuladas hipóteses sobre as características da fonte de contaminação, as prováveis vias de transporte dos contaminantes (meios onde pode se propagar), a distribuição espacial da contaminação e os prováveis receptores ou bens a proteger. Tem como objetivo identificar as ações prioritárias e necessárias para o adequado gerenciamento ambiental do site na questão de áreas contaminadas.

Em se tratando do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, o tema Modelo Conceitual figura como ponto de partida para qualquer caso, independente da utilização da área, que possam ter o solo ou águas subterrâneas contaminados.

Neste sentido, cabe ao estudo de Avaliação Ambiental Preliminar dar o primeiro passo para a identificação dos possíveis problemas ambientais e início da construção do Modelo Conceitual do local avaliado. Na sequência, os serviços de investigação confirmatória e detalhada devem se pautar no modelo conceitual inicial definido para direcionar os locais corretos de coleta de amostras bem como a interpretação dos resultados, devendo ser reformulado em cada fase de estudo para que possam ser traçadas as diretrizes de continuidade dos estudos de forma tecnicamente defensável.

Ressalta-se que para elaborar um Modelo Conceitual de uma área sob investigação é imprescindível o conhecimento detalhado do comportamento dos contaminantes no vapor, no solo e na água subterrânea. Dessa forma, faz-se necessária realizar uma investigação que permita a avaliação das características da fonte da contaminação, as substâncias presentes e suas concentrações. Nesta conjuntura, é assertivo afirmar que para se obter um Modelo Conceitual confiável é importante que seja dada prioridade à etapa de ‘coleta de dados’ o que requer o uso de técnicas de investigação em Alta Resolução – este assunto será melhor abordado em nossas próximas publicações!

Findada a etapa de diagnóstico ambiental, na qual os contaminantes foram devidamente avaliados, e caso constatado cenário de risco, tem-se início a etapa de remediação. Nesta fase, diferentemente do que muitos imaginam, é importante que o Modelo Conceitual prossiga sendo atualizado constantemente, uma vez que esta ação proporciona aos projetos economia de recursos e tempo, além de permitir o correto direcionamento das ações ambientais e oferecer subsídios aos gestores do caso para tomadas de decisão.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+