AmbScience

contaminantes

Conheça os contaminantes do grupo dos BTEX e seus malefícios para o meio ambiente

Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos formam o grupo destes perigosos hidrocarbonetos que podem até levar o homem à morte

Com expertise em todas as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas, a AmbScience consegue reconhecer diversos tipos de contaminantes. Entre os mais comuns estão os compostos do grupo dos BTEX. Saiba neste post onde eles podem ser encontrados, suas características e seus impactos para a saúde humana.

Quais são os contaminantes do grupo dos BTEX?

Os compostos do grupo dos BTEX figuram na lista entre os contaminantes mais encontrados em casos de desastres ambientais. A sigla é uma junção das iniciais dos nomes dos seguintes hidrocarbonetos: Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos. Todos estes compostos orgânicos voláteis são encontrados na gasolina e derivados de petróleo (especialmente os mais leves). O Benzeno e o Tolueno ainda são utilizados puros em alguns processos como solventes.

Os hidrocarbonetos deste grupo pertencem à categoria dos monoaromáticos. Eles são perigosos, pois têm uma grande capacidade de mobilidade na água, no solo e no ar. Estas características são decorrentes de algumas especificidades físicas e químicas como a densidade, a solubilidade, o peso molecular, etc. Os compostos do grupo dos BTEX são altamente tóxicos.

A presença deste tipo de contaminante na natureza se dá por meio de derramamentos e vazamentos. Geralmente, estes desastres acontecem próximos a locais de produção de petróleo e gás natural, postos de combustíveis e tanques de estocagem contendo estes produtos. Estes compostos podem se alastrar de forma rápida.

A principal finalidade do uso destes hidrocarbonetos na gasolina é a melhora do desempenho do motor e do combustível.

As consequências da contaminação por compostos do BTEX

A contaminação de águas subterrâneas e do solo por compostos do grupo dos BTEX é extremamente grave. O benzeno é uma substância cancerígena e os outros compostos são tóxicos. Todos eles causam sérios danos para a saúde humana e para o ecossistema atingido. Convulsões, prejuízos para o sistema nervoso central, complicações cardíacas, coma e envenenamento severo são algumas das consequências para o homem. Infelizmente, é comum que funcionários de postos de gasolina e indústrias petroquímicas apresentem problemas de saúde devido ao contato excessivo com estes hidrocarbonetos.

Por isso, é primordial que as empresas tenham consciência ambiental e façam o monitoramento constante de águas subterrâneas e da qualidade do solo. É fundamental ainda observar o tempo de vida útil dos tanques de combustível, ter um olhar atento para o processo do seu transporte e as bombas. Deste modo, as organizações poderão evitar a degradação ambiental decorrente de vazamentos e derramamentos destas substâncias na natureza.

Entre em contato com a AmbScience e saiba como a sua empresa pode adotar uma postura sustentável com uma boa rentabilidade. Nós atuamos nos setores industriais, comerciais e de serviços, realizando o gerenciamento ambiental na sua totalidade, visando o melhor custo-benefício. A AmbScience realiza o gerenciamento de áreas contaminadas atendendo todas as fases do processo, além de licenciamento, tratamento e monitoramento de efluentes para atendimento a padrões de lançamento ou reúso, treinamentos e second opinion.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+