AmbScience

Avaliação Preliminar

Avaliação Preliminar: diagnóstico ambiental de empresas e suas atividades

Referência no setor de engenharia ambiental, a AmbScience se destaca no mercado ao oferecer soluções inovadoras e eficientes para empresas que desejam se adequar à legislação relativa ao meio ambiente, preservar os recursos naturais e manter sua rentabilidade. Neste post, a AmbScience vai explicar como funciona o processo de pesquisa e investigação que resolve problemas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, um dos serviços prestados pela empresa, e a sua primeira fase, a ‘Avaliação Preliminar’.

A existência de uma relação harmônica entre empresas e meio ambiente é fundamental nos dias de hoje, pois o desenvolvimento sustentável se tornou uma meta global. Por isso, o trabalho de uma consultoria ambiental é tão importante para as organizações que exercem atividades que podem causar danos ao ecossistema. E um dos serviços prestados pela AmbScience que é muito efetivo neste sentido é o Gerenciamento de Áreas Contaminadas, que consiste em um diagnóstico ambiental completo do empreendimento examinado e seus arredores.

O Gerenciamento de Áreas Contaminadas abrange um conjunto de técnicas e metodologias empregadas com o objetivo de analisar as reais condições de determinado local e caracterizar o passivo ambiental da área a partir de avaliações sequenciais, as quais podem demandar ações de remediação, controle e monitoramento do solo, da água subterrânea e dos vapores do solo, com base em critérios e referências normativas.

‘Avaliação Preliminar’ é a primeira fase do processo no Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Todo o processo de diagnóstico ambiental concebido pela AmbScience no Gerenciamento de Áreas Contaminadas é dividido em sete etapas e a primeira delas é a ‘Avaliação Preliminar’. Esta fase tem como principal finalidade o levantamento das atividades executadas atualmente e em períodos anteriores para identificar potenciais fontes de contaminação e passivos ambientais, além de situações que demandem ações emergenciais.

A ‘Avaliação Preliminar’ verifica se aquele ambiente já sofreu ou experimenta no presente algum dano decorrente de ações como o descarte incorreto de resíduos, poluição, contaminação por produtos químicos, entre outras.

As fases seguintes do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas são: Investigação Confirmatória, Investigação Detalhada, Avaliação de Risco à Saúde Humana, Estudos de Intrusão de Vapores, Plano de Intervenção e Remediação de Passivos e Monitoramento. Todos os estágios, incluindo a ‘Avaliação Preliminar’, obedecem às normas estabelecidas a nível federal pela Resolução CONAMA nº 420/2009, a nível estadual em São Paulo pela DD 038/2017/C, publicada pela CETESB e demais legislações estaduais.

A AmbScience possui expertise na execução de todas as fases do Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Passivos Ambientais. Além disso, a startup tem experiência no uso de diversas técnicas de remediação ambiental para contaminantes distintos.

Saiba mais sobre a atuação da AmbScience

A AmbScience é uma empresa de Consultoria Ambiental, Engenharia Ambiental e Serviços com atuação nos mais diversos setores industriais, comerciais e de serviços. A startup é reconhecida pela realização do gerenciamento ambiental na sua totalidade com melhor custo-benefício, além da prioridade dada às ações sustentáveis.

Focada principalmente na resolução de problemas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, que engloba a parte de Investigação Ambiental e Remediação, a AmbScience é comprometida com o fornecimento de soluções efetivas e legais às questões ambientais de seus clientes.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+